PUBLICIDADE

Mundo Animal (O ataque das mariposas vampiras)

sábado, outubro 27


as mariposas do gênero Calyptra desenvolveram um hábito alimentar incomum: sugar sangue. O salto de sugar néctar/açúcares para sugar sangue, diga-se de passagem, também feito pelos mosquitos (os pernilongos machos, inclusive, não chupam sangue ficam apenas com sua dieta vegetariana).




O curioso é que a transição entre as dietas parece ser coisa recente entre estas mariposas: pelo que entendi, este hábito está se propagando entre a população da espécie Calyptra thalictrirecentemente.
Mariposa chupando sangue



Entre as mariposas vampiras, apenas os machos se alimentam de sangue. Só que eles não aparentam ganhar nada com esta alimentação pois seu peso corporal ou sobrevida não se alteram: acredita-se que os nutrientes extra obtidos pela ingestão do sangue são dados para as fêmeas como prenda. Assim as fêmeas conseguiriam colocar ovos com mais nutrientes armazenados de onde se desenvolveriam lagartas mais saudáveis.



No entanto, não é preciso se preocupar com as mariposas-vampiras: apenas poucos casos de pessoas sendo picadas pelos insetos foram reportados (elas provavelmente atacam outros animais). Será que pessoas atacadas por mariposas vampiras viram vampiros ou mariposas? Maiores estudos revelarão como as mariposas conseguem perfurar a nossa pele grossa e como elas conseguem digerir o nosso sangue.


National Geographic

0 O que você acha?:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.