PUBLICIDADE

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – RECURSOS PÚBLICOS GOVERNO

quinta-feira, abril 14

PORTAL DA TRANSPARENCIA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA   RECURSOS PÚBLICOS GOVERNO   WWW.PORTALDATRANSPARENCIA.GOV.BR
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – Muitos brasileiros estão totalmente descrentes com a política brasileira. E não é para menos. Praticamente todos os dias a imprensa traz a tona casos de escândalos envolvendo representantes do governo. E como muitas vezes as falcatruas acabam sendo esquecidas e os responsáveis pelos casos de desvio de dinheiro e corrupção acabam impunes, nosso país mais parece terra de ninguém.
Algumas pessoas até tentam organizar mobilizações e passeatas para alertar a população e tentar conter os abusos praticados pelos governantes. No entanto, poucos casos de mobilização popular surtem efeito. Sendo assim, o que parece funcionar mesmo são as iniciativas criadas por órgãos do governo.


Uma destas iniciativas, criada pela Controladoria-Geral da União, é o Portal da Transparência do Governo Federal – www.portaldatransparência.gov.br. O site está no ar desde 2004, mas poucas pessoas sabem sobre sua existência. O objetivo do portal, segundo os responsáveis por coloca-lo no ar, é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que os cidadãos brasileiros acompanhem como e onde o dinheiro público está sendo gasto e também que possam fiscalizar seu uso.

Quem acessa o portal encontra informações sobre os gastos separadas em categorias. Em um menu de navegação localizado no canto esquerdo da página há as abas Despesas, Receitas, Convênios, Empresas Sancionadas e Servidores.
Na categoria Despesas é possível analisar o detalhamento diário das despesas, as informações mensais sobre transferências de recursos públicos ao exterior e aosestados e municípios brasileiros, e as informações mensais sobre os gastos diretos do Governo Federal, realizados por meio dos cartões de pagamento.
Ao clicar em Receitas, o internauta poderá conferir detalhadamente as fases de lançamento, previsão, realização, além do total arrecadado com as receitas do Governo Federal.

Quem clicar em Convênios poderá acompanhar os convênios firmados pelo Governo Federal a partir de 1996, e poderá obter informações relacionadas a eles, tais como descrição do convênio, datas e o total gasto.
Na categoria Empresas Sancionadas estão relacionadas as empresas que sofreram sanções conferidas pelos órgãos da Administração Pública. Elas fazem parte do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS).
Por fim, ao selecionar a opção Servidores é possível obter informações a respeito dos servidores e agentes públicos do governo, tais como o cargo que ocupam, a função que exercem e situação funcional.

Seja um indivíduo ativo na sociedade em que vive e não deixe de fiscalizar os governantes que tomam conta do país. Acesse www.portaldatransparência.gov.br e comece a fiscalizar os recursos públicos usados pelo Governo Federal.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – RECURSOS PÚBLICOS DO GOVERNO FEDERAL –http://www.portaldatransparencia.gov.br

Veja aqui.


0 O que você acha?:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.